FSFX apoia Simpósio de Neuropsiquiatria, que marca abertura do Núcleo Abenepi no Vale do Aço

Nem tudo é pirraça ou teimosia, quando o assunto são as mudanças de comportamento de crianças e adolescentes. Especialistas alertam que esses podem ser os primeiros sinais de sérios transtornos psicológicos. Afinal, a manifestação de distúrbios como bipolaridade, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, anorexia, depressão e transtorno de ansiedade estão mais comuns – e preocupantes – do que se imagina nestas faixas etárias nos dias de hoje.

Uma pesquisa publicada pelo departamento de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade de São Paulo (USP) avaliou as queixas comportamentais e emocionais mais frequentes em pessoas de 2 a 17 anos. O estudo apontou que o comportamento agressivo é o problema mais comum entre crianças, totalizando 32,6% das queixas registradas. E cerca de 30,2% das queixas registradas pelo levantamento da USP são relacionadas às dificuldades de aprendizagem, que incluem diferentes tipos de transtornos, como a dislexia e o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

003Em Ipatinga, com o intuito de promover o neurodesenvolvimento de crianças e adolescentes, a Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil (Abenepi), em parceria com a Fundação São Francisco Xavier, realizou o I Simpósio de Neuropsiquiatria do Vale do Aço. O evento mostrou aos profissionais de saúde e da educação as formas de manifestação, prevenção e possíveis tratamentos de distúrbios neuropsiquiátricos em crianças e adolescentes em geral. Além disso, abordou a influência negativa de metodologias de ensino inadequadas, questões emocionais e outros aspectos no processo de aprendizagem infantil.

Com todas as vagas do Teatro Zélia Olguin preenchidas com antecedência, o Simpósio marcou ainda a abertura do Núcleo Abenepi Vale do Aço. “A Abenepi é um fórum único no Brasil que busca trabalhar com a multidisciplinariedade dos profissionais que lidam diariamente com o desenvolvimento infantil. No Vale do Aço, o Núcleo visa disseminar informação e conhecimento, isto é, fortalecer o compromisso da Abenepi em promover a saúde mental das crianças e adolescentes em todo país”, afirma o médico neurologista e presidente do capítulo Abenepi de Minas Gerais, Rodrigo Carneiro de Campos.

O núcleo regional será coordenado pelo médico Psiquiatra da Infância e Adolescência do Hospital Márcio Cunha, André Luiz Brandão Toledo, que já estuda meios de educar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental infantil. “O Núcleo é uma importante conquista para a região. Com ele podemos promover mais encontros, com informação de qualidade para todos que lidam com crianças. É investir, promover e divulgar ações baseadas em evidências científicas, trazendo informações mais novas a acerca dos cuidados com as crianças”, ressalta.

Além do médico coordenador, o Núcleo Abenepi Vale do Aço é composto por um psicólogo e um fonoaudiólogo. Para saber mais esclarecimentos sobre o assunto ou enviar sugestões à Abenepi, basta entrar em contato pelo endereço abenepivaledoaco@gmail.com.

 

Postagens Relacionadas

Rolar para cima

SAc Formulário teste

Fill out the form below, and we will be in touch shortly.
Contact Information
Vehicle Information
Preferred Date and Time Selection
Ir para o conteúdo