Educação
Proposta Pedagógica
A Proposta Pedagógica é o documento que especifica as finalidades da escola, sua estrutura organizacional, as relações de trabalho, a relação entre aluno e professor, os processos de decisão, o tempo escolar, a organização curricular, os procedimentos didáticos, a linha metodológica da ação pedagógica, as estratégias de trabalho, de avaliação e de estudos de recuperação, as atividades culturais, o lazer, as atividades de convívio social, entre outros tópicos.
A proposta pedagógica do CSFX em três capítulos.
As orientações da LDBEN 9.394/96 fundamentam a Proposta Pedagógica do Colégio São Francisco. Sua construção contou com a participação efetiva de representantes de todos os segmentos da equipe técnico-pedagógica da escola. Alicerçada na concepção filosófica, epistemológica e educacional do homem como ser social, a proposta pedagógica do Colégio São Francisco Xavier tem como missão promover a formação do ser humano e a construção da cidadania, de acordo com:
- Os princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum.
- Os princípios políticos dos direitos e deveres de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.
- Os princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.
- Os princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.
- Os princípios humanos e cristãos franciscanos, pautados pela paz, pela ética, pela moral e pela solidariedade.
O primeiro capítulo resgata a origem da escola, os objetivos de sua criação, a forma como a instituição foi concebida, destacando a importância da Usiminas nessa construção. Traz ainda a Missão, a Visão, os Objetivos Estratégicos e a Política de Qualidade da Fundação São Francisco Xavier, mantenedora dessa instituição.
O segundo capítulo explicita a crença do CSFX em ser uma casa do saber que prioriza a busca da excelência, por meio da formação de valores e de conhecimentos capazes de fazer dos nossos alunos autênticos cidadãos, e os fundamentos epistemológicos, que apresentarão uma síntese teórica de como o conhecimento é construído.
O terceiro capítulo, Dimensão Didático-Pedagógica, delineia as atividades realizadas na escola (planejamento – execução – avaliação), tendo como base os pressupostos teóricos apresentados, atribuindo-lhes significado e desdobrando-os em prática. Explica como fazemos a educação, considerando, para esse fim, a escola como uma organização viva e em constante transformação. Tudo isso alinhado a um sistema de Qualidade com base que nos auxilia na gestão de pessoas, processos e recursos.
O objetivo desta proposta é apresentar o CSFX como uma escola que aprende, ou seja, uma instituição que busca continuamente a discussão de novos conceitos em educação e administração, que reflete sobre temas contemporâneos do processo educacional e adota uma visão sistêmica e a busca permanente do aprimoramento de suas habilidades em planejamento, metodologias de ensino e modelo de gestão. A Proposta Pedagógica do CSFX está disponível para consulta na secretaria principal do CSFX.
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