Desenvolvendo o enorme potencial de cada
um para ter firmeza nos próximos passos

No coração de nosso projeto pedagógico reside o objetivo fundamental de cultivar o desenvolvimento pleno de nossos alunos. Para alcançar esse fim, empregamos aulas interativas que estimulam o diálogo e uma ampla gama de atividades dinâmicas.

6º Ano
No 6º ano do Ensino Fundamental II no Colégio São Francisco Xavier, os alunos embarcam em uma jornada emocionante de aprendizado. Nossos alunos não apenas adquirem conhecimento sólido em diversas disciplinas, mas também cultivam valores essenciais, como respeito, responsabilidade e trabalho em equipe. Este é um momento de transição, em que eles enfrentam desafios típicos da idade, desenvolvendo habilidades que os prepararão para o futuro. Aqui, promovemos um ambiente acolhedor e de estímulo, onde cada criança tem a oportunidade de crescer, aprender e florescer em um ambiente educacional de excelência.
7º Ano
No 7º ano do Ensino Fundamental II no Colégio São Francisco Xavier, os alunos continuam sua jornada de descobertas e aprendizado. Além de adquirir conhecimento sólido em diversas disciplinas, nossos alunos são incentivados a desenvolver valores fundamentais, como resiliência, empatia e responsabilidade. Esta é uma fase de desafios emocionais e intelectuais, onde eles começam a se preparar para o Ensino Médio. Aqui, promovemos um ambiente que nutre a curiosidade e o pensamento crítico, capacitando cada criança a se tornar um aprendiz confiante e ético, pronto para enfrentar os desafios do mundo com determinação, diante de suas competências e habilidades.
8º Ano
No 8º ano do Ensino Fundamental II no Colégio São Francisco Xavier, nossos estudantes mergulham em um ambiente de aprendizado rico e desafiador. Além de dominar uma ampla gama de matérias, eles também internalizam valores como respeito, responsabilidade e solidariedade. Nesta fase crucial, os desafios da idade são abraçados como oportunidades de crescimento, enquanto preparamos os alunos para o Ensino Médio. Com disciplinas diversas, atividades enriquecedoras e um ambiente de apoio, capacitamos cada criança a se tornar um estudante autônomo, crítico e ético.
9º Ano
No 9º ano do Ensino Fundamental II no Colégio São Francisco Xavier, nossos alunos se preparam para a emocionante transição para o Ensino Médio. Além de adquirir conhecimentos sólidos em uma ampla gama de disciplinas, eles são orientados a cultivar valores essenciais, como autonomia, respeito e responsabilidade. Este é um momento de desafios intelectuais e emocionais, onde eles se tornam mais independentes e confiantes em suas habilidades. Oferecemos um ambiente de aprendizado estimulante, que promove a liderança, o pensamento crítico e a excelência acadêmica, preparando cada criança para abraçar com entusiasmo o próximo estágio de sua educação e vida.

Diferenciais

Aqui no Colégio São Francisco Xavier, oferecemos uma variedade de diferenciais que enriquecem a experiência educacional dos alunos:

Programa Bilíngue

O programa bilíngue é uma característica destacada, onde os alunos têm a oportunidade de aprofundar seu domínio do idioma inglês. Com cinco aulas semanais, eles se tornam proficientes em uma segunda língua, preparando-se para um mundo globalizado e ampliando suas oportunidades futuras.

Saiba Mais

Disciplina Pensamento Computacional

O Colégio São Francisco Xavier está à frente no ensino de habilidades do século 21, como o pensamento computacional. Nossos alunos têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades lógicas e de resolução de problemas por meio dessa disciplina, preparando-se para as demandas crescentes da era digital.

Saiba Mais

Escola de Esportes

Nosso compromisso com a educação vai além da sala de aula. Oferecemos uma escola de esportes que proporciona uma educação física de alta qualidade, promovendo atividades esportivas que desenvolvem habilidades motoras, trabalho em equipe e condicionamento físico, contribuindo para o bem-estar geral dos alunos.

Saiba Mais

Ei papai e mamãe, estamos prontos para receber seu filho

Aqui, garantimos a melhor experiência para que os alunos aprendam e vocês fiquem tranquilos de que elas estão seguras e bem assistidas, na melhor escola da região.

Confiram mais um pouquinho sobre nós:

Estrutura Física/ Tecnologia

Pedagógico

Previous slide
Next slide

Tecnologia Educacional

A abordagem da Tecnologia Educacional no Colégio São Francisco Xavier envolve uma integração inteligente de recursos tecnológicos com objetivos pedagógicos claros. Em nossas unidades, os avanços tecnológicos são utilizados com o propósito de enriquecer a experiência de aprendizagem.

O currículo de Tecnologia Educacional promove a criação de situações de aprendizagem nos espaços Makers e salas Multimidia, onde as crianças se envolvem em atividades que partem de situações do cotidiano para desenvolver habilidades e compreender conceitos específicos. Essa abordagem dinâmica e lúdica torna as aulas verdadeiramente envolventes e divertidas, garantindo que o conhecimento seja adquirido de maneira significativa e adequada. Estamos comprometidos em oferecer aos nossos alunos uma educação de alta qualidade que esteja alinhada com as melhores práticas educacionais do século 21, e nossa Tecnologia Educacional é um exemplo notável desse compromisso.

Atividades
pedagogicas

No CSFX, educação vai além do conteúdo de alta qualidade. Projetos educacionais, eventos e experiências enriquecem significativamente o desenvolvimento integral dos alunos. Veja abaixo alguns de nossos projetos:

Previous slide
Next slide

Projeto

Corujinha

Aulão temático com a participação dos professores caracterizados com os personagens/tema visando mostrar aos alunos os conteúdos facilitando o entendimento e tornando lúdico e interativo os conteúdos abordados. Com temas transdisciplinares e totalmente dinâmicos, baseados em conteúdos programados no planejamento das séries, os professores preparam teatros, músicas, vídeos e outros recursos metodológicos que provocam o interesse, a emoção e a aprendizagem efetiva.

Durante o “Aulão”, colocam em prática os conteúdos apresentados, os alunos se divertem muito com os esquetes teatrais. Em seguida, é realizada uma confraternização com coquetel e música num ambiente agradável.

Previous slide
Next slide

Projeto

Acampamento de Matemática

O acampamento matemático é uma atividade para desenvolver a integração entre as turmas do 6° ano e estimular o estudo das operações básicas com números naturais (adição, subtração, multiplicação, divisão) e a memorização da tabuada, através de atividades diversificadas, com lanches diferentes, sessão coruja, além de dormirem no colégio.

Previous slide
Next slide

Projeto

Mostra de Ciência, Cultura e Tecnologia

Projeto de intercâmbio cultural e científico entre os participantes no sentido de estimular a investigação e o interesse pelo estudo das Ciências, da Cultura e das Tecnologias; possibilitando o dialogismo entre professores e alunos além do protagonismo e a contextualização. Em todas as modalidades do exercício do ensino-aprendizagem, a melhor maneira de aprender é exercitando o conhecimento.

Previous slide
Next slide

Projeto

Gincana solidária

A Gincana tem como propósito desenvolver o espírito de solidariedade e de equipe entre nossos alunos, aguçando a criatividade, reforçando os conhecimentos intelectuais e morais e fazendo a integração família x escola.

A Gincana Solidária surgiu com o propósito de desenvolver o espírito de solidariedade, de equipe, aguçando a criatividade, a integração e a amizade. Agregando o entretenimento, esporte, desenvolvimento pessoal, e reforçando os conhecimentos intelectuais e morais , entre nossos alunos e familiares.

Previous slide
Next slide

Projeto

Amigo Bicho

O projeto é realizado com os alunos dos 7º anos visando aprofundar e ampliar os conhecimentos, como características MORFOLÓGICAS, FISIOLÓGICAS e curiosidades sobre os exemplares de cada classe (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos), oportunizando o desenvolvimento da capacitação de observação e pesquisa, levando-os a uma aprendizagem significativa, abrangendo uma gama mais ampla de conhecimentos científicos, de forma interdisciplinar e prazerosa.

Os grupos apresentam todo o material de pesquisa nos estandes distribuídos na quadra coberta do CSFX, aos visitantes com explicações sobre o grupo de animal estudado. A criatividade, o enriquecimento da organização e apresentação ficou a critério de cada equipe. Muitas famílias participam na montagem e organização das tendas. É feito também a exposição de animais. A visitação é feita durante a manhã pelos alunos do colégio e comunidade escolar. Os visitantes recebem lembrancinhas confeccionadas pelos alunos dos animais do grupo estudado.

Previous slide
Next slide

Projeto

Show de Talentos

Descubra o talento em você! 

Atividade artística realizada no Centro Cultural Usiminas, com a participação das famílias que visa incentivar os alunos à descoberta de suas habilidades, a fim de levar o educando a desenvolver a capacidade de conquistar sua autonomia transmitida pela linguagem oral e corporal.

Sabe-se que muitas das nossas crianças e adolescentes interagem e se expressam por meio de manifestações artístico-culturais ou as frequentam como: dança, música, canto, banda, música instrumental entre outros. Portanto nada mais natural que apresentem tais habilidades aos amigos e familiares. Para concretizar esta realidade, foi criado o Projeto “Show de Talentos ”, com o intuito de:

• Valorizar a capacidade criativa e as habilidades artísticas dos alunos;
• Proporcionar momentos de lazer e descontração, fortalecendo a integração dos alunos, dos servidores e suas famílias, por meio de atividades artísticas e culturais;
• Incentivar os alunos, por meio de uma competição saudável, estimulando-os ao desenvolvimento de suas aptidões artísticas;
• Utilizar a música e a arte como instrumento de promoção social;
• Revelar talentos, propiciando a divulgação de suas competências artístico-culturais.

Projeto

Cheerleaders

Os líderes de torcida – fazem parte de  um esporte que consiste no uso organizado de música, dança e elementos da ginástica para animar torcidas e plateias. As alunas desenvolvem a habilidade de equilíbrio, trabalho em equipe. Dentre os benefícios conhecidos advindos desta prática, podemos citar uma melhora na disposição para o desempenho laboral, melhora da produtividade, aumento da motivação e autoestima, prevenção de doenças e adoção de um estilo de vida mais saudável.

Previous slide
Next slide

Projeto

Africanidades

Celebrando a rica cultura afro-brasileira!

O projeto realizado com os alunos do 8º anos tem como objetivo principal ressaltar em sala de aula a cultura afro como constituinte e formadora da sociedade brasileira, na qual os negros são considerados como sujeitos históricos, valorizando-se, portanto, o pensamento e as ideias de importantes intelectuais negros brasileiros, a cultura (música, culinária, dança), religiões de matrizes africanas, entre outros aspectos.
Pelo fato de o tema “Africanidade” ser um assunto transversal, o projeto foi trabalhado por todos os componentes curriculares, com ênfase principalmente para História, Geografia, Língua Portuguesa e Arte, considerando que, por meio desses componentes, foi possível reconstruir a história da África valorizando suas contribuições culturais para a formação diversificada da cultura brasileira. Os alunos são divididos em grupos para realização das atividades propostas de pesquisa, apresentações, criação de posts com a temática antirracista, acompanhada de criação de hashtag com a parceria da equipe de comunicação. Os trabalhos são expostos no hall do colégio.

Previous slide
Next slide

Projeto

Brasil em décadas

Culminância dos estudos na disciplina de História, com apresentações artísticas dos alunos sobre as décadas de significativas mudanças na economia, arte, música, cultura, ciência e política. O Projeto aborda informações e impressões relevantes sobre o Brasil nas últimas quatro décadas, contextualizando-as na política, economia, música, educação, além de conhecer e relacionar alguns episódios, como também a forma como cada governo conduziu a reflexão quanto aos aspectos éticos, sociais, econômicos e políticos que envolveram as décadas estudadas. Os alunos assumem postura interdisciplinar envolvendo conhecimento teórico, trabalho em equipe, toda a atividade acontece  de forma criativa e artística de todo o aprendizado.

A apresentação acontece no Teatro Zélia Olguin com a participação de todos os alunos do 9º ano. Eles esbanjam criatividade, conhecimento, alegria e envolvimento.

Projeto

Aluno Nota 10

Reconhecimento dos alunos com melhores desempenho nas etapas.

Baseadas em desafios intelectuais em diferentes áreas do conhecimento, as olimpíadas nacionais são normalmente voltadas aos alunos do Ensino Básico e funcionam como etapas qualificadoras para competições internacionais, nas quais o Brasil vem se destacando nos últimos anos. Propondo o aprendizado por meio de um processo que se inicia no contexto lúdico e desenvolve a autonomia intelectual do participante, agregando experiências e conteúdos extras, as iniciativas olímpicas têm ainda impacto coletivo nas comunidades escolares, com a formação de “culturas olímpicas” e o avanço dos índices educacionais.

O CSFX incentiva os alunos a participarem dessas competições a partir da formação da Turma Olímpica, como diferencial para a preparação desses. Além da experiência diferenciada, aqueles que participam podem apresentar pontuações suficientes para ingressar em universidades no Brasil e no exterior, alcançando ainda medalhas e certificados que contribuirão no seu currículo escolar.

Projeto

Gincana Dia do Estudante

Dia de comemorar o Dia do Estudante de maneira divertida. Esse dia é mais do que apenas um dado no calendário. Significa considerar o esforço contínuo dos alunos e a importância da educação na construção de uma sociedade justa e equilibrada. Além disso, é um lembrete da necessidade constante de inovação e melhorias na área educacional. A comemoração serve como um estímulo para que eles se envolvam ativamente na busca pelo conhecimento, no seu crescimento pessoal, acadêmico e profissional.

Realizamos competições, gincanas, torneios e música ao vivo, acompanhado de um lanche especial. A gincana envolve habilidades e capacidades físicas, noções de valores e respeito, cooperação, companheirismo e socialização, qualidades que são imprescindíveis para a formação de cada aluno como pessoa no contexto social.

Previous slide
Next slide

Projeto

Aulas In Loco

Rica ferramenta de construção da de uma aprendizagem significativa uma vez que permite aos alunos entrarem em contato com a realidade concreta tornando o aprendizado mais rápido e eficaz. Durante a aprendizagem diversos campos são explorados para que o processo se torne completo. Os trabalhos de campo fazem parte da composição do aprender e são experiências que transformam o estudo teórico do aluno em aprendizado prático materializado, incentivando a autonomia e a participação.

Conhecer museus, teatros, cidades históricas, grutas, planetários, entre outros espaços, faz com que a vivência nestes locais proporcione imersão no conhecimento. É um estímulo para o desenvolvimento de diversas competências e habilidades, inclusive sociais.

As excursões são planejadas ao longo do ano escolar do aluno para que ele tenha experiências diversificadas, com vivência em diferentes ambientes. Existe um trabalho pedagógico de planejamento para que ocorra um enriquecimento cultural das turmas. Os professores, juntamente à coordenação pedagógica, escolhem passeios condizentes com os conteúdos das matérias. Durante esse processo, os locais escolhidos são validados, por representantes do colégio, em termos de segurança e contribuição pedagógica..

As experiências adquiridas em aulas extracurriculares são objetos de estudo em sala de aula, tanto antes quanto depois do trabalho em campo.

Previous slide
Next slide

Projeto

Aulões Interdisciplinares

São aulões interdisciplinares com duas a três disciplinas que têm como objetivos sistematizar,  consolidar e revisar conhecimentos que foram construídos em sala de aula. Dessa forma, os alunos podem construir uma visão mais ampla das temáticas apresentadas e desenvolver análises críticas sobre as diferentes vertentes de um assunto.

Projeto

Confraternização 9º ano

A confraternização do 9º ano é o momento de oficializar o encerramento de um ciclo e o início de outro, celebrando a amizade e as conquistas do segmento. A proposta é  um dia inesquecível no sítio, com uma programação exclusiva para curtirem o tempo todo. Além disso, o projeto contempla  uma oportunidade para os alunos confraternizarem e vivenciarem momentos inesquecíveis, usufruindo de uma excelente programação de lazer. Momento regado de muita emoção e alegria!  

Celebramos também a chegada de uma nova fase e novos desafios.

Programa

SocioEmocional

No Colégio São Francisco Xavier, entendemos a importância do desenvolvimento socioemocional de nossos alunos. Nossa abordagem educacional é holística, visando não apenas ao sucesso acadêmico, mas também ao crescimento pessoal e social. Acreditamos que a construção de habilidades socioemocionais é fundamental para preparar nossos alunos para os desafios da vida. Por meio de programas e atividades cuidadosamente planejados, incentivamos o desenvolvimento da empatia, resiliência, autorregulação, pensamento crítico e trabalho em equipe.

Nossos alunos têm a oportunidade de participar de projetos como mentorias entre pares, grupos de discussão e apoio emocional, além de eventos e atividades que promovem a inteligência emocional e o bem-estar mental. Buscamos criar um ambiente escolar acolhedor e inclusivo, onde os estudantes se sintam seguros para expressar suas emoções, resolver conflitos de maneira construtiva e desenvolver relacionamentos saudáveis.

Nosso compromisso com o desenvolvimento socioemocional é uma parte essencial de nossa missão de fornecer uma educação de qualidade e preparar os alunos para um futuro de sucesso e realização.

Turmas Olímpicas

Baseadas em desafios intelectuais em diferentes áreas do conhecimento, as olimpíadas nacionais são normalmente voltadas aos alunos do Ensino Básico e funcionam como etapas qualificadoras para competições internacionais, nas quais o Brasil vem se destacando nos últimos anos. Propondo o aprendizado por meio de um processo que se inicia no contexto lúdico e desenvolve a autonomia intelectual do participante, agregando experiências e conteúdos extras, as iniciativas olímpicas têm ainda impacto coletivo nas comunidades escolares, com a formação de “culturas olímpicas” e o avanço dos índices educacionais.

O CSFX incentiva os alunos a participarem dessas competições a partir da formação da Turma Olímpica, como diferencial para a preparação desses. Além da experiência diferenciada, aqueles que participam podem apresentar pontuações suficientes para ingressar em universidades no Brasil e no exterior, alcançando ainda medalhas e certificados que contribuirão no seu currículo escolar.

O CSFX promove  o evento para premiação dos medalhistas no ano vigente, com a participação das famílias, no Centro Cultural Usiminas . É o momento do reconhecimento ao desempenho dos alunos olímpicos.

Educar para Transformar
Conheça o Colégio São Francisco Xavier

Nossa Estrutura

Tem dúvidas sobre a educação do seu filho?
Fale com nossos pedagogos e descubra
como podemos ajudar!

Entre em contato agora mesmo com nossa equipe e esclareça todas as suas dúvidas. Estamos aqui para apoiar você e oferecer o melhor para o desenvolvimento educacional do seu filho

Rolar para cima

SAc Formulário teste

Fill out the form below, and we will be in touch shortly.
Contact Information
Vehicle Information
Preferred Date and Time Selection
×
Pular para o conteúdo