HMC inicia 2016 convocando doadores para reforçar os estoques de sangue

O Natal e o Ano Novo proporcionaram momentos de celebração, união familiar, viagens inesquecíveis e descanso para muitas pessoas. Entretanto, para o Hospital Márcio Cunha, o fim de ano com feriados prolongados também foi marcado pela redução de, aproximadamente, 50% no volume de doações de sangue e a baixa quantidade de hemocomponentes disponíveis nos estoques do setor de Hemoterapia.

A cada gesto voluntário, o sangue coletado passa por um processo de centrifugação, em que ocorre a separação dos hemocomponentes (plasma fresco congelado, plaquetas e hemácias), utilizados em transfusões de acordo com a necessidade de cada paciente. O primeiro componente, de cor vermelha (hemácias), pode ser usado em pacientes anêmicos, que passaram por cirurgia ou que perderam muito sangue.

Já o concentrado de plaquetas é um líquido amarelo, responsável pela coagulação do sangue, e é imprescindível para auxiliar pacientes com leucemia em tratamento de quimioterapia e que sofreram alguma hemorragia. Contudo, esse material deve ser utilizado em até cinco dias, senão é descartado, o que reitera ainda mais a importância desse gesto. “Nesse momento, o mais importante é a vinda de doadores para realizar a produção do concentrado de plaquetas, pois um paciente desse perfil precisa de seis concentrados. Ou seja, são necessários seis doadores para ajudar um paciente”, ressalta o médico hematologista Marcos Aurélio Mergh Murer, responsável técnico do setor de Hemoterapia do HMC.

Se você já é um doador ou deseja tornar-se um, independente do seu tipo sanguíneo, ajude a quem precisa. Basta comparecer ao setor de Hemoterapia da Unidade I do Hospital Márcio Cunha (no bairro das Águas) para fazer a sua doação, que é rápida e segura. Não há necessidade de agendamento de data ou horário, apenas levar um documento oficial com foto e assinatura.

DSC_0053Para doar sangue

Ao entrar na Recepção Principal da Unidade I do HMC, o doador pode se dirigir ao atendimento no guichê 16 – Doação de Sangue, localizado à esquerda de quem entra. Feito o cadastro, o doador recebe uma etiqueta de identificação e se dirige ao serviço de Hemoterapia (acesso pela recepção de visitas aos apartamentos).

Segundo as recomendações do Ministério da Saúde e da Anvisa, são critérios para doação: estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 68 anos ou idade de 16 a 17 anos com o consentimento formal dos responsáveis legais, pesar mais de 52 kg e ter comportamento sexual seguro. Doar sangue é um gesto de solidariedade e ajuda a salvar vidas. Participe ou incentive um amigo a realizar esta prática.

A Hemoterapia do HMC funciona de segunda à sexta em dois horários, das 7h às 11h30 e das 15h às 18h30.

 

Postagens Relacionadas

Rolar para cima

SAc Formulário teste

Fill out the form below, and we will be in touch shortly.
Contact Information
Vehicle Information
Preferred Date and Time Selection
Ir para o conteúdo