Hospital Márcio Cunha inaugura Centro de Reabilitação

Centro de ReabilitaçãoO novo setor garante continuidade da assistência à saúde para pessoas com problemas neurológicos e ortopédicos

 

A Fundação São Francisco Xavier, com o propósito de ampliar a atenção integral à saúde dos pacientes em todos os níveis, celebra uma importante conquista do Hospital Márcio Cunha para a comunidade do Leste de Minas Gerais: a inauguração do novo Centro de Reabilitação. Braço social da Usiminas nas áreas de saúde e educação, a instituição amplia seu papel de responsabilidade social como instituição filantrópica.

Desde dezembro, a terapia de reabilitação no HMC não está restrita ao ambiente de internação. Com a criação do Centro de Reabilitação, o serviço ambulatorial é realizado por uma equipe interdisciplinar em um só lugar, atendendo a pacientes com problemas neurológicos e ortopédicos, avaliando suas perdas funcionais e estimulando o seu desenvolvimento e recuperação. O time do setor conta com médicos ortopedista e neurologista, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogo, fonoaudiólogo, assistentes sociais, nutricionista e enfermeira.

centroO novo serviço foi concretizado com recursos do Ministério da Saúde por meio do Pronas/PCD (Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde dos Pacientes com Deficiência) e proporciona a continuidade da assistência após a alta hospitalar, quando necessário continuar os tratamentos iniciados no período da internação, de acordo com o plano de cuidados individualizado. Aqueles que se encaixam nos critérios definidos são avaliados e assistidos em regime ambulatorial por toda a equipe multidisciplinar, para definir o plano assistencial a ser aplicado no Centro de Reabilitação.

“Esse serviço permite inclusão social, mais qualidade de vida ao paciente e sua família, ao melhorar as condições físicas e psicológicas e ao contribuir para sua integração nas atividades do dia a dia. Além de evitar a reinternação, uma vez que dá continuidade às atividades necessárias para a reabilitação desses indivíduos”, destaca a coordenadora do Centro, Maria Inês Romano Teixeira. Ela lembra ainda que a participação da família é essencial, seja acompanhando nos atendimentos, na ajuda com os cuidados diários, tendo paciência e permitindo que o paciente exerça sua autonomia, dentro da sua capacidade e apesar das limitações.

reabilitação“Com o Centro de Reabilitação, o Hospital Márcio Cunha passa a ser o primeiro hospital geral do Leste de Minas Gerais e um dos poucos no estado a oferecer esse serviço totalmente gratuito à comunidade”, comemora o superintendente Geral de Hospitais da FSFX, Mauro Oscar de Souza Lima.

 

Postagens Relacionadas

Rolar para cima

SAc Formulário teste

Fill out the form below, and we will be in touch shortly.
Contact Information
Vehicle Information
Preferred Date and Time Selection
×
Pular para o conteúdo