Bem-vindos à Estação Ensino Fundamental I!

Aqui, seus filhos embarcarão em uma jornada cheia de descobertas, aprendizagens e diversão, em um ambiente seguro, afetivo e acolhedor.

Assim como uma estação de trem conecta diferentes destinos, o Ensino Fundamental I conecta os conhecimentos adquiridos na Educação Infantil com novas experiências educacionais, preparando as crianças para os próximos passos em sua trajetória acadêmica.

Nossa equipe de educadores é como uma equipe de maquinistas dedicados, prontos para guiar cada criança em seu percurso, desenvolvendo suas habilidades, a partir de interesses individuais e coletivos e dos ritmos de aprendizagem.

Cada vagão de nossa “locomotiva educacional” representa uma disciplina curricular essencial, como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Educação Socioemocional, Arte, Pensamento Computacional, Educação Física e Língua Inglesa. Através de metodologias inovadoras, utilizamos uma abordagem interativa e envolvente, transformando o aprendizado em uma aventura empolgante.

As plataformas onde nossos alunos embarcam e desembarcam são projetos e atividades práticas que estimulam a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas. Aqui, as crianças são incentivadas a explorar, questionar e experimentar, delineando seu próprio crescimento intelectual.

1º ano
Na primeira estação do Ensino Fundamental I, nossas crianças estão em uma fase de transição da Educação Infantil para a escola primária. Nessa etapa, elas apresentam-se curiosas e com muita sede de aprender: Estão ávidas por conhecimento, têm uma grande curiosidade sobre o mundo ao seu redor, fazem muitas perguntas e estão dispostas a explorar novas ideias e conceitos. Aqui, nesta fase de desenvolvimento, estimulamos os nossos alunos para as habilidades fundamentais de leitura e escrita, o domínio do alfabeto, a associação de letras a sons, formação de palavras e leitura de pequenos textos. Trabalhamos para que a escrita também se torne mais estruturada, em relação às séries anteriores, com a introdução das letras maiúsculas, pontuação e organização das ideias. E o movimento, o prazer e a interação? Proporcionamos aos alunos momentos de recreação e exercício para que elas gastem a energia de forma saudável, se movimentem, brinquem, corram, pulem, participem de atividades físicas e se envolvam com propostas variadas de projetos, como o “Era Uma Vez”, dentro da proposta curricular.
2º Ano
As crianças do 2º ano do Ensino Fundamental já passaram pelas primeiras etapas de aprendizado da leitura e escrita e estão avançando na consolidação dessas habilidades. No CSFX, elas leem com mais fluência e compreendem textos mais complexos, com uma escrita mais refinada, enriquecimento do vocabulário e maior organização das ideias. O trabalho com a matemática se faz muito presente e o Projeto “Educação Financeira” abarca muito a proposta do desenvolvimento da matemática de maneira prática, concreta e contextualizada. Evoluindo suas habilidades matemáticas, as crianças trabalham com números maiores, operações de adição e subtração mais complexas, além de começarem a ter contato com noções de multiplicação e divisão, de forma a estarem mais aptas a resolver problemas matemáticos de forma mais estruturada. Refinando a coordenação motora fina e grossa, o aprimoramento das habilidades motoras, com o estímulo a um maior controle sobre os movimentos e atividades físicas, a criança do 2º ano é convidada também a embarcar pelo mundo da criatividade, imaginando histórias, criando projetos e solucionando problemas de forma criativa. O 2º ano é a estação da divisa para a maturidade emocional e social, na qual as crianças começam a lidar melhor com os conflitos e a buscar soluções mais maduras para os desafios, o bummm do crescimento da expressão social.
3º ano
No 3º ano do Ensino Fundamental, com o desenvolvimento da autonomia e da interação social mais aguçado, as crianças são inseridas em atividades que visam torná-las mais independentes e responsáveis por seus próprios estudos. O trabalho desenvolvido busca fortalecer o senso de organização a prepará-las para cumprir prazos, executar tarefas e a gerenciar seu tempo de forma mais eficiente. Com maior domínio da leitura e escrita, são convidadas às atividades com textos mais complexos e à expressão de suas ideias de forma mais clara e estruturada na escrita. Com o aprimoramento de seu raciocínio lógico e de suas habilidades matemáticas, são desafiadas a resolverem problemas mais complexos, lidar com números maiores, compreender conceitos como frações, medidas e geometria básica. No CSFX, lidam com o conhecimento de sua cidade, município e região e embarcam em uma viagem pelo Projeto “Investigando Ipatinga”, atuando de maneira formidável em suas pesquisas e trabalhos de campo. Aqui, se mostram mais abertas à interação social e aos trabalhos em grupo.
4º ano
Nessa estação, as crianças são conduzidas ao domínio maior da leitura, escrita, lidam com textos mais complexos, compreendem melhor o significado e a estrutura das palavras, além de produzir textos mais elaborados e organizados. Nessa fase, as propostas pedagógicas desenvolvidas levam as crianças a uma maior familiarização com o raciocínio lógico e às habilidades matemáticas mais avançadas, resolvendo problemas matemáticos mais complexos, por meio de estratégias que exigem maior abstração frente às noções de frações, geometria e medidas, dentre outras. As crianças do 4º ano são inseridas no desenvolvimento de um pensamento mais crítico e criativo sendo convidadas, através do Projeto “O que há de África em Mim”, a desenvolverem pesquisas sobre os povos africanos e sua influência na cultura brasileira. Com isso, são levadas a compreenderem a grandeza e a importância de cada cultura, através das diferenças regionais, políticas, culinárias, sociais e religiosas. Ao desenvolver as atividades propostas no projeto, espera-se que as crianças apreendam o conceito de cultura, diversidade, etnia, dentre outros, e que, ao longo do processo educacional, compreendam e também respeitem os diversos costumes, tradições, comportamentos e repertórios culturais originários do continente mãe, incorporados à cultura brasileira.
5º ano
Na última estação do Ensino Fundamental I, as crianças estão passando por uma série de mudanças, tanto físicas quanto emocionais. Nesta fase, estão crescendo rapidamente e ganhando mais controle sobre seus corpos. Aqui, todo trabalho educacional é estruturado para que desenvolvam tanto no processo da alfabetização, quanto nas habilidades matemáticas. As atividades visam ao pleno desenvolvimento de uma leitura mais fluente, à compreensão de conceitos matemáticos mais complexos e à resolução dos problemas do cotidiano de maneira mais independente. É no 5º Ano que acontece também o desenvolvimento do Projeto Poesia, que tem por objetivo de estimular a oralidade, a criatividade e a reflexão a respeito dos mais variados temas e constitui como mais um meio de desenvolvimento intelectual das crianças. Aqui, não se quer fazer dos alunos, poetas; mas, sim, possibilitar-lhes o contato com a beleza, a brincadeira com as palavras, formas e seus múltiplos significados. Durante todo o ano, as crianças são também desafiadas a desenvolver suas habilidades sociais de maneira mais sofisticada e autônoma, tornando-se mais conscientes de si mesmas e de suas emoções. Com isso, fortalecem suas relações e as tornam mais duradouras, por meio do respeito ao outro e às regras sociais.

Diferenciais

Aqui no Colégio São Francisco Xavier, oferecemos uma variedade de diferenciais que
enriquecem a experiência educacional dos alunos:

Programa Bilíngue

O programa bilíngue é uma característica destacada, onde os alunos têm a oportunidade de aprofundar seu domínio do idioma inglês. Com cinco aulas semanais, eles se tornam proficientes em uma segunda língua, preparando-se para um mundo globalizado e ampliando suas oportunidades futuras.

Saiba Mais

Disciplina Pensamento Computacional

O Colégio São Francisco Xavier está à frente no ensino de habilidades do século 21, como o pensamento computacional. Nossos alunos têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades lógicas e de resolução de problemas por meio dessa disciplina, preparando-se para as demandas crescentes da era digital.

Saiba Mais

Escola de Esportes

Nosso compromisso com a educação vai além da sala de aula. Oferecemos uma escola de esportes que proporciona uma educação física de alta qualidade, promovendo atividades esportivas que desenvolvem habilidades motoras, trabalho em equipe e condicionamento físico, contribuindo para o bem-estar geral dos alunos.

Saiba Mais

Estamos prontos para receber seu filho

Aqui, garantimos a melhor experiência para que os alunos aprendam e vocês fiquem tranquilos de que elas estão seguras e bem assistidas, na melhor escola da região.

Confiram mais um pouquinho sobre nós:

Estrutura Física/ Tecnologia

Pedagógico

Previous slide
Next slide

Tecnologia Educacional

A abordagem da Tecnologia Educacional no Colégio São Francisco Xavier envolve uma integração inteligente de recursos tecnológicos com objetivos pedagógicos claros. Em nossas unidades, os avanços tecnológicos são utilizados com o propósito de enriquecer a experiência de aprendizagem.

O currículo de Tecnologia Educacional promove a criação de situações de aprendizagem nos espaços Makers e salas Multimidia, onde as crianças se envolvem em atividades que partem de situações do cotidiano para desenvolver habilidades e compreender conceitos específicos. Essa abordagem dinâmica e lúdica torna as aulas verdadeiramente envolventes e divertidas, garantindo que o conhecimento seja adquirido de maneira significativa e adequada. Estamos comprometidos em oferecer aos nossos alunos uma educação de alta qualidade que esteja alinhada com as melhores práticas educacionais do século 21, e nossa Tecnologia Educacional é um exemplo notável desse compromisso.

Atividades
pedagogicas

No CSFX, educação vai além do conteúdo de alta qualidade. Projetos educacionais, eventos e experiências enriquecem significativamente o desenvolvimento integral dos alunos. Veja abaixo alguns de nossos projetos:

1º ANO

Era uma vez

Histórias são pontes; são laços entre o narrador e o ouvinte, entre o real e o imaginário, entre o passado, o presente e o futuro; são elos que se constroem e reconstroem entre seres humanos, em um processo sem fim.

Além do trabalho com as histórias que permeiam o universo da literatura infantil e todas as possibilidades de atividades que elas nos trazem, com análise dos personagens, de seus comportamentos e as múltiplas emoções que nos proporcionam, a apresentação teatral e coreográfica do projeto que envolve todas as crianças em cena nos impactam de maneira surpreendente.

Partir desse princípio não é apenas uma forma poética de realçar a importância das narrativas fantásticas, das fábulas e de todas as histórias que povoam o universo infantil, mas de mergulhar no fundo da fantasia, junto com as crianças, construindo permanentemente paralelos com a vida de cada um.

Por isso, por meio do Projeto “Era uma vez…”, buscamos recuperar o olhar fantasioso, lúdico e imaginativo, proporcionado pelo contato direto das pessoas com as histórias; uma realidade que tem sido cada vez mais esquecida, com a apresentação de novos contextos às gerações contemporâneas, da qual fazem parte as nossas crianças.

O projeto “Era uma vez” é uma experiência incrível para os alunos do 1º ano.

Projeto

Projeto Poesia

A escola é um lugar de competência social para os educandos.  Sendo ela o espaço com o papel de formar o homem integral, composto de razão e emoção, também é lugar de poesia, que possibilita o encontro com a cultura humanística, como espaço de revelação e reconhecimento do prazer, da fantasia e da realidade circundante, além da relevância para a formação crítico-reflexiva. 

O objetivo de se trabalhar a poesia na escola é o de estimular a oralidade, a criatividade e a reflexão a respeito dos mais variados temas e mais um meio de desenvolvimento intelectual de crianças, adolescentes e jovens. Com isso, não se quer fazer dos nossos alunos, poetas; mas, sim, possibilitar-lhes o contato com a beleza, a brincadeira com as palavras, formas, os significados e as composições musicais. poéticas.

Com uma temática inovadora e diferente a cada ano, o Projeto Poesia busca sempre pela estruturação das atividades de forma significativa e valorosa para que nossos pequenos escritores vivenciem prazerosamente cada etapa deste valioso e enriquecedor projeto pedagógico.

Previous slide
Next slide

3º ANO

Investigando Ipatinga

Ao conhecer a história do lugar em que se vive, ao apropriar-se da cultura de sua região e da cidade onde mora, a criança tem a possibilidade de desenvolver bases sólidas que ajudam na formação da sua identidade.

O Projeto Investigando Ipatinga estimula a curiosidade e a capacidade de as crianças ampliarem a leitura do mundo à sua volta, uma vez que conhecer a história da cidade e seu processo constitutivo é saber que cada indivíduo faz parte deste processo como ser ativo. É o caminho para a criação de uma identidade, primeiramente local, depois regional e, finalmente, o alcance da identidade nacional.

Durante o desenvolvimento do projeto, atividades variadas e significativas são desenvolvidas com os alunos do 3º ano, como debates, pesquisas, excursões a diversos patrimônios históricos, culturais e apresentações são realizadas com as crianças.

Considerando que as excursões pedagógicas permitem a criação de novos espaços de aprendizagem, propiciam aos alunos uma conexão entre a teoria e a prática educacional, buscando estratégias pedagógicas que despertam a cooperação e o prazer pelo conhecimento, o Projeto “Investigando Ipatinga” propicia visitas aos monumentos históricos de Ipatinga, proporcionando aos alunos momentos mais lúdicos, de grande aprendizado, diversão e alegria.

Conhecer para valorizar. Conhecer para que a cidadania seja fonte de manutenção e preservação da história!

Previous slide
Next slide

Projeto

Spelling Bee

Previous slide
Next slide

2º ANO

Educação Financeira: Alice no País da Matemágica

Aqui no CSFX, as crianças do 2º ano estudam temas como dinheiro, consumo consciente, orçamento pessoal e familiar, investimentos, planejamento financeiro, dentre outros.

Sabe-se que é essencial ensinar desde cedo sobre a importância de um consumo consciente, tanto para o bem-estar individual quanto para o planeta. O projeto tem atividades práticas e dinâmicas, focadas em ensinar as crianças sobre a diferença entre as necessidades e os desejos, a importância de valorizar o que tem e como tomar decisões conscientes ao comprar algum produto. Por meio do Projeto, saõ abordadas questões como sustentabilidade, conservação dos recursos naturais e o impacto do consumo desenfreado no meio ambiente.

O Objetivo é impactar direta e positivamente a forma como as crianças vão lidar com o dinheiro, promovendo uma compreensão mais ampla e adequada sobre o dele e estabelecendo bases sólidas para uma vida financeira mais próspera.

Previous slide
Next slide

3º ANO

Chá com os Avós

Os avós representam uma referência familiar, são fonte de histórias, relatos e anedotas, que incrementam o desenvolvimento social e intelectual das crianças. Por esses e tantos outros motivos, eles são tão importantes na vida dos pequenos e também dos grandinhos.

Como ponto de partida para o Projeto Investigando Ipatinga, o 3º ano do CSFX promove um momento especial entre gerações, por meio do tradicional “Chá com os Avós”.  Como o próprio nome diz, trata-se de uma programação especial na qual as crianças têm a chance de vivenciarem momentos únicos entre os amigos na escola e com seus avós, compartilhando emoções, dividindo conhecimentos e fortalecendo os laços familiares. E os avós, claro, aproveitam este momento para transmitirem valores essenciais para as próximas gerações e se conectarem aos netos, partilhando de momentos únicos com eles.

Previous slide
Next slide

Projeto

A hundredth day

Projeto

Festa Junina

Previous slide
Next slide

4º ANO

O que há de África em mim

O Projeto “O que há de África em Mim” tem como objetivo propiciar aos alunos do 4º ano a pesquisa, reflexão e valorização de uma cultura que faz parte da construção da identidade do povo brasileiro.

 Pesquisa, debates, registros, ensaios, filmes e músicas permeiam todo o processo educativo que se dá entorno desse projeto, para que as crianças, de forma lúdica, informativa e mais ética e concreta possível, possam derrubar mitos e estereótipos a respeito do continente africano e resgatar a importância histórica e cultural da África.

Este projeto foi pensado para que nossos pequenos pesquisadores conheçam, valorizem, respeitem e difundam a importante contribuição da cultura negra para a formação da cultura brasileira.

Previous slide
Next slide

Projeto

Semana da Criança

Previous slide
Next slide

Projeto

Aulas In Loco

Rica ferramenta de construção da de uma aprendizagem significativa uma vez que permite aos alunos entrarem em contato com a realidade concreta tornando o aprendizado mais rápido e eficaz. Durante a aprendizagem diversos campos são explorados para que o processo se torne completo. Os trabalhos de campo fazem parte da composição do aprender e são experiências que transformam o estudo teórico do aluno em aprendizado prático materializado, incentivando a autonomia e a participação.

Conhecer museus, teatros, cidades históricas, grutas, planetários, entre outros espaços, faz com que a vivência nestes locais proporcione imersão no conhecimento. É um estímulo para o desenvolvimento de diversas competências e habilidades, inclusive sociais.

As excursões são planejadas ao longo do ano escolar do aluno para que ele tenha experiências diversificadas, com vivência em diferentes ambientes. Existe um trabalho pedagógico de planejamento para que ocorra um enriquecimento cultural das turmas. Os professores, juntamente à coordenação pedagógica, escolhem passeios condizentes com os conteúdos das matérias. Durante esse processo, os locais escolhidos são validados, por representantes do colégio, em termos de segurança e contribuição pedagógica..

As experiências adquiridas em aulas extracurriculares são objetos de estudo em sala de aula, tanto antes quanto depois do trabalho em campo.

Programa

SocioEmocional

No Colégio São Francisco Xavier, entendemos a importância do desenvolvimento socioemocional de nossos alunos. Nossa abordagem educacional é holística, visando não apenas ao sucesso acadêmico, mas também ao crescimento pessoal e social. Acreditamos que a construção de habilidades socioemocionais é fundamental para preparar nossos alunos para os desafios da vida. Por meio de programas e atividades cuidadosamente planejados, incentivamos o desenvolvimento da empatia, resiliência, autorregulação, pensamento crítico e trabalho em equipe.

Nossos alunos têm a oportunidade de participar de projetos como mentorias entre pares, grupos de discussão e apoio emocional, além de eventos e atividades que promovem a inteligência emocional e o bem-estar mental. Buscamos criar um ambiente escolar acolhedor e inclusivo, onde os estudantes se sintam seguros para expressar suas emoções, resolver conflitos de maneira construtiva e desenvolver relacionamentos saudáveis.

Nosso compromisso com o desenvolvimento socioemocional é uma parte essencial de nossa missão de fornecer uma educação de qualidade e preparar os alunos para um futuro de sucesso e realização.

Turmas Olímpicas

Baseadas em desafios intelectuais em diferentes áreas do conhecimento, as olimpíadas nacionais são normalmente voltadas aos alunos do Ensino Básico e funcionam como etapas qualificadoras para competições internacionais, nas quais o Brasil vem se destacando nos últimos anos. Propondo o aprendizado por meio de um processo que se inicia no contexto lúdico e desenvolve a autonomia intelectual do participante, agregando experiências e conteúdos extras, as iniciativas olímpicas têm ainda impacto coletivo nas comunidades escolares, com a formação de “culturas olímpicas” e o avanço dos índices educacionais.

O CSFX incentiva os alunos a participarem dessas competições a partir da formação da Turma Olímpica, como diferencial para a preparação desses. Além da experiência diferenciada, aqueles que participam podem apresentar pontuações suficientes para ingressar em universidades no Brasil e no exterior, alcançando ainda medalhas e certificados que contribuirão no seu currículo escolar.

O CSFX promove  o evento para premiação dos medalhistas no ano vigente, com a participação das famílias, no Centro Cultural Usiminas . É o momento do reconhecimento ao desempenho dos alunos olímpicos.

Educar para Transformar
Conheça o Colégio São Francisco Xavier

Nossa Estrutura

Tem dúvidas sobre a educação do seu filho?
Fale com nossos pedagogos e descubra
como podemos ajudar!

Entre em contato agora mesmo com nossa equipe e esclareça todas as suas dúvidas. Estamos aqui para apoiar você e oferecer o melhor para o desenvolvimento educacional do seu filho

Rolar para cima

SAc Formulário teste

Fill out the form below, and we will be in touch shortly.
Contact Information
Vehicle Information
Preferred Date and Time Selection
×
Pular para o conteúdo